Pré-requisitos para uso do Voip


Para que se possa utilizar um telefone VoIP através desta tecnologia é necessário que o usuário possua uma conexão com alguma rede que utilize o protocolo de comunicação IP, visto que os dados das chamadas serão transmitidos sobre este protocolo. Não é necessário que esta rede necessariamente seja uma rede de Internet, pois existem muitas redes privadas que utilizam este serviço sendo executado em sua Intranet, isto propicia maior segurança para o cliente, não depende de conexão com a Internet, porém utilizando o serviço desta forma há limitações como realização de chamadas para uma rede PSTN ou comunicação com qualquer outro dispositivo fora da rede.

Uma vez que o cliente possua a rede disponível o próximo requisito é que nesta rede haja um servidor com o serviço de telefonia VoIP sendo executado. Serviço este que também é chamado de PABX virtual, ou seja, é um software criado que simula os antigos equipamentos PABX físicos que executam todas as tarefas de um PABX tradicional no entanto não exige que seja um equipamento específico de PABX físico, mesmo alguns fabricantes atrelando este serviço a um hardware, a tecnologia não existe um equipamento específico físico, pode ser executado em um computador comum, como um servidor VoIP.

Também é necessário que o cliente possua um dispositivo compatível com a tecnologia VoIP para que seja utilizado como cliente do serviço. Para que a conexão possa ser estabelecida entre 2 ou mais dispositivos é necessário que haja um servidor no meio interligando estas conexões, cumprindo estes pré-requisitos a comunicação básica entre clientes/servidor é estabelecido e irá permitir a comunicação entre os dispositivos.